Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2018

O Uno de Plotino

Imagem
Ao contrário do que se possa pensar, e até mesmo do que fora intentado por Plotino enquanto um 'continuador de Platão', o sábio de Licópolis foi original. E a sua maior originalidade está justamente onde ela não parece situar-se, a saber:no seu tão falado, e pouco conhecido, conceito de 'Uno' .  Base e substrato mor de sua filosofia, o Uno plotiniano abandona claramente a noção de identidade entre conhecer e ser e coloca-se anterior a ambos. O Uno é aquilo que precede o ser (dá-lhe origem). Aquilo que não pode ser dito nem pensado, pois antecede toda a linguagem e pensamento. Aquilo que não ter forma e, tampouco, conteúdo, pois está anterior a tudo.  Neste sentido o Uno , que tem este nome por ser, na linguagem comum, a única forma possível de nominar este conceito, não é algo nem alguém. não tem pessoalidade.  Muito menos é o sínolo aristotélico ou o "eidós" ou "essência" platónica, coisas não possíveis fora de uma ontologia. O Uno é quem...

Disfonia

A minha voz marcada pelo cansaço de dizer tudo cala-se Cala-se aos poucos como um dia nublado Cala ao sol que, mesmo nascido, está enclausurado Na constante dor que irradia Abafado pelo lamento condensado De um cântico morto de palavreado Por uma voz que em si mesma agoniza Esta voz cria do tempo emudecedor É talvez o sinal mais amedrontador Que toda poesia calar-se-á num qualquer dia Como esta lacrimosa disfonia Eustáquio Silva Porto, 27 de Março de 2018.

Bem antes

Bem antes de parecer vivo, eu era Bem antes de parecer aqui, escrevia Pelo tanto que sentisse e sentia Tornava-se aquilo que estava à espera Povoo a minha antiga solidão Com versos que não sei nem metade Sou eu quem descreve está catarse Prolepse de minha própria escuridão Mas bem antes deste enunciado derradeiro Q'ria deixar-vos como preparados Pois meus versos agora estarão calados Seus olhos é o que lhes farão verdadeiros Eustáquio Silva Porto, 24 de Março de 2018.